Banner

Informações sobre o Enade 2016

 

O QUE É O ENADE?
O ENADE ou Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

 

Tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

 

E QUANDO ELE SERÁ REALIZADO?
Em 2016 a prova do ENADE acontecerá no dia 20 de novembro, às 13h (horário de brasília).

 

QUAIS OS ESTUDANTES HABILITADOS AO ENADE 2015?
Concluintes dos cursos de Bacharelado em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 OU que tiverem concluído no mínimo 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o dia 31 de agosto de 2016.

 

ENTÃO, O ENADE É OBRIGATÓRIO?
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE.

 

EU PRECISO ME INSCREVER NO ENADE 2016?
A inscrição dos alunos que deverão fazer o ENADE 2016 é de responsabilidade da UNIFOR, mas é necessário que o aluno disponibilize seus dados atualizados, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico específico que será disponibilizado à IES pelo INEP a partir do dia 15 de junho de 2016.

 

QUAIS OS INSTRUMENTOS BÁSICOS DO ENADE?

  • A prova;
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
  • O questionário do estudante;
  • O questionário do coordenador(a) do curso.

 

O QUE É O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE?
O Questionário do Estudante é um formulário eletrônico que deve ser preenchido pelo aluno no site do INEP.

 

O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2015, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br.

 

Somente depois de preencher o Questionário do Estudante este poderá ter acesso à consulta individual do local de prova e da impressão do Cartão de Informação do Estudante.

 

O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade do estudante junto ao Enade 2016.

 

A Portaria Normativa nº 5, de 9 de março de 2016, determina que a informação do local de prova seja sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante, para fins de cumprimento da obrigatoriedade instituída pela Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação. Assim, apenas o próprio estudante terá acesso à informação do seu local de prova por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br, durante o período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

 

A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer, no local, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação (com fotografia)*. Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo INEP, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.

 

Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário oficial de Brasília).

 

QUAL O FORMATO DA PROVA?
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

 

QUEM APLICA A PROVA?
As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo INEP que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.

 

QUAL O PESO DAS PARTES DA PROVA?
Formação Geral = 25%
Componente específico = 75%

 

QUAL O HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DA PROVA?
Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 12h (horário oficial de Brasília) do dia 20 de novembro de 2016, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13h (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. O estudante somente poderá sair da sala após 1 hora do início da prova.

 

A participação no ENADE 2016 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença pode comprometer a regularidade junto ao ENADE 2016.

 

O estudante deverá conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário de percurso, desde sua residência, observando o horário estabelecido para sua apresentação – 12h (horário oficial de Brasília). O período de tolerância para apresentação no local de prova está restrito a 12h30 (horário oficial de Brasília) e 13h (horário oficial de Brasília), tendo como referência a hora local informada por companhia telefônica. Cabe ao estudante a observação e adequação às diferenças de horário em decorrência de fuso horário ou adoção do horário de verão na respectiva unidade da Federação.

 

Mais informações
Página do Inep http://portal.inep.gov.br > menu Educação Superior > Enade

 

* D.O.U. Nº 47, de 10 de março de 2016. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 5, de 9 de março de 2016.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Mundo Unifor 2015 | Twitter
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz | Central de Atendimento
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados